Especialista explica se devemos ou não lavar o ovo

O ovo é um alimento muito consumido pela população brasileira, porém, o fato dele ser muito associado aos casos de intoxicação alimentar acaba gerando muitas dúvidas em relação aos procedimentos de higienização e manuseio. Afinal, devemos ou não lavar o ovo? A nutricionista Clarissa Fujiwara alerta para a contaminação através da casca. É importante considerarmos que a salmonella também é encontrada na parte externa do ovo, portanto a manipulação inadequada pode acabar contaminando o ovo por inteiro. De acordo com a nutricionista Silvia Micelli, o ovo é poroso e tem uma camada protetora em sua casca para proteger os poros do contato com microorganismos. O hábito de lavar o ovo é benéfico, sim, porém exige alguns cuidados.

Como higienizar os ovos
“É recomendado que se lave o ovo com água corrente e em seguida coloque numa solução de água com 10 gotas de hipoclorito de sódio e deixe agir por 10 minutos. Após isso, enxágue novamente. Mas lembre-se de que esse processo só é recomendado na hora do consumo”, sugere o nutricionista Breno Lozi. Sílvia sugere que se lave as mãos antes e depois de manusear o ovo, além de higienizar muito bem os utensílios da cozinha. A nutricionista recomenda que os ovos sejam retirados da embalagem de origem, guardados em um recipiente limpo e armazenados em um lugar seco e bem arejado ou no interior da geladeira, evitando deixá-los na porta para não sejam danificados com movimento de abrir e fechar a geladeira.

 

Fonte: Minha Vida

Your email address will not be published. Required fields are marked *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://gsaojose.com.br/wp-content/uploads/2016/09/bg_9.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 400px;}