Principais benefícios e mitos do ovo

Organização Mundial da Saúde, considera o ovo como o segundo melhor alimento a ser consumido.

Mas, infelizmente, muitas pessoas não consomem ovo, devido a alguns mitos implantados por profissionais incautos, e inclusive, estudos que já foram já refutados.

Talvez o maior mito envolvendo este alimento, é a falsa afirmação de que o mesmo aumenta os níveis de colesterol ruim. O ovo é rico em colesterol, porém, o colesterol existente neste alimento, é o HDL, que, por sua vez, trata-se do colesterol bom.

Inclusive a Universidade de Harvard, realizou um estudo onde, um indivíduo foi submetido ao consumo de 25 ovos por dia, num período de 3 meses. A conclusão da pesquisa provou que, o ovo reduziu os níveis de colesterol, diferentemente do falso estereótipo que muitos acreditam.

Outro mito grotesco envolvendo o ovo, é a afirmação de que, consumir ovos todos os dias pode ser prejudicial. Como vimos anteriormente, o estudo realizado na universidade referenciada, expôs o voluntário a um consumo exacerbado de ovos diariamente.  Dado isso, não há uma restrição quanto à quantidade ideal a ser consumida, mas, é sempre interessante manter um certo bom senso ao ingerir quaisquer alimentos.

Outro mito envolvendo o ovo, é a falsa afirmação de que o ovo engorda. Na verdade, o que engorda é o carboidrato, gordura não engorda, e muito menos a proteína do ovo. O ovo na verdade, tem se mostrado efetivo no auxílio ao  processo de perda de peso.

Após desmistificar alguns mitos do ovo, iremos a seguir, analisar quais são os principais benefícios deste poderoso alimento.

Benefícios do ovo

Protege a visão: o ovo possui zeaxantina e luteína, esses por sua vez, são dois nutrientes essenciais que, ajudam a prevenir a degeneração macular. Por consequência, os indivíduos adeptos do ovo, são imunizados à complicações como Cataratas e Miopia por exemplo.

Vitamina D: são poucos os alimentos ricos em vitamina D genuína. Este nutriente é extremamente poderoso por diversos motivos. Por exemplo, a vitamina D é uma das responsáveis por alocar o cálcio nos ossos, evitando assim, possíveis calcificações nas artérias ou em outras localidades do corpo.

Proteína: a proteína animal é crucial para a hipertrofia muscular, e além disso, a proteína possui outras funcionalidades importantes no corpo.

Cérebro: O ovo é riquíssimo em carotenoides, e esses são antioxidantes que, agem beneficamente, na prevenção da degeneração dos neurônios. Além disso, esses mesmos antioxidantes, atuam na eliminação dos temidos radicais livres.

E por decorrência disso, pode-se afirmar que, o ovo evita complicações na pele e até mesmo nos fios capilares.

Quantos ovos comer por dia?
Não há uma restrição específica quanto à quantidade ideal de ovos a serem consumidos diariamente. O importante é sempre manter um bom senso, como fora dito anteriormente.

Algumas pessoas comem 9 ovos por dia, outras comem 12, ou até mesmo 3. Caso você esteja de dieta, procure priorizar o ovo, mas, não se esqueça de minguar o consumo de carboidratos. Apesar do ovo ajudar a emagrecer, ele não fará milagres se, o consumo de carboidrato estiver excessivamente elevado.

Dr. Vagner Carvalho
Nota:
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Fonte: Atlas da Saúde

Your email address will not be published. Required fields are marked *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://gsaojose.com.br/wp-content/uploads/2016/09/bg_9.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 400px;}