Quem veio antes?? O ovo ou a galinha ?

Pois é, junto com “de onde viemos e para onde vamos?”, a pergunta “quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?” é um dos grandes mistérios da humanidade. Apesar de o senso comum dizer que o ovo veio primeiro, há cientistas que afirmam que foi a galinha que surgiu antes de botar o ovo.

Pela teoria da evolução de Charles Darwin, uma espécie evolui de outra, mais primitiva. As aves, galinhas inclusive, vieram dos dinossauros, que já colocavam ovos. Os animais cujo embrião se desenvolve dentro de um ovo são chamados de ovíparos – no grupo também estão os peixes, anfíbios, répteis, monotremados, insetos, moluscos e aracnídeos.

A ave mais antiga registrada é a Auronis xui, com fósseis encontrados na China neste ano. O fóssil do animal, que tem caraterísticas de ter possuído penas, foi datado com uma idade aproximada de 160 milhões de anos. O Arachaeopteryx seria o último dinossauro que marca a separação da linha evolutiva de pássaros e dinossauros.

Por meio de mutações, uma espécie acaba gerando “filhos” de outra espécie, ao longo dos anos. Assim, os “pais” da galinha, animal doméstico que tem o nome científico de Gallus gallus domesticus, colocaram um ovo que já tinha um pintinho com o DNA da galinha dentro. Por isso, o ovo teria vindo primeiro.

Já por outra linha de raciocínio, uma pesquisa das universidades inglesas Sheffield e Warwich, de 2010, afirma que a formação da casca do ovo da galinha depende de uma proteína que só é encontrada nos ovários deste tipo de ave. Deste jeito, o ovo só poderia ter vindo depois da galinha.
Fonte: Uol.com.br

Your email address will not be published. Required fields are marked *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://gsaojose.com.br/wp-content/uploads/2016/09/bg_9.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 400px;}